PROGRAMA: “DE OLHO NAS NASCENTES” MONITORAMENTO E RECUPERAÇÃO

No dia 31 de outubro de 2018, a Prefeitura Municipal, através da equipe da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente foi à campo para dar continuidade no processo de recuperação de nascentes. A nascente em questão é a do “Banco da terra” localizado no bairro douradinho Fazenda São José.
De acordo com Rodrigo A. Moraes Biólogo com Especialidades em Gestão Ambiental e Educação Ambiental, o programa iniciado em novembro do ano anterior, focou na limpeza e no reflorestamento. Foram retirados galhos e pedaços de troncos de árvores, sedimentos vindos das enxurradas e replantio de mudas nativas. A composição da mata será por sucessão ecológica: placenta, primárias, secundárias e clímax e a partir disto será realizado apenas monitoramento da mata para acompanhar sua regeneração. O processo de reflorestamento foi iniciado, ainda sendo necessário mais plantios, a previsão de conclusão será nos próximos 4 meses. Para manter esse espaço protegido foi providenciado o cercamento da área num raio de 50 metros assim estabelecido pelo código florestal brasileiro. A área será reflorestada para que possa com o tempo naturalmente ser interligada com outros dois fragmentos de florestas nativas próximos.
“A preocupação em recuperar esta nascente é muito grande, pois a mesma faz parte de muitas que abastecem o Rio Pardo, para quem não sabe, nascentes, cabeceira, olho-d'água, exsurgência, mina de água ou fonte é o local onde se inicia um curso de água (rio, ribeira, ribeiro, ribeirão, córrego), seja grande ou pequeno”, afirma Rodrigo.