Fale com a Prefeitura Atendimento das 8:00 às 11:30h - 13:00 às 17:00h

Atendimento ao cidadão:

(14) 3346.8000

Potencial Turístico de Bernardino de Campos SP

                   

Em 1886 era um pequeno povoado denominado Douradão, depois chamado de Figueira e posteriormente de distrito da Paz e finalmente de Bernardino de Campos em homenagem ao presidente do estado de São Paulo na época. Com a chegada da Estrada de Ferro em 1907, aos poucos foi desenvolvendo sua economia, mas somente em 1923 tornou-se município. 

                         
   

Bernardino de Campos cidade pequena mas com  inúmeras atrações, entre elas se destacam as de cunho cultural, Carnaval,  eventos religiosos, esportivos e, principalmente, suas belezas naturais que podem incentivar  o turista a conhecer a cidade e a desfrutar de seus benefícios e atrativos.

     
   
A cidade de Bernardino de Campos está localizada na região centro oeste paulista, na Macrorregião de Marília. Sua região turística é a Vertente das Águas Limpas.
Bernardino de Campos cidade hospitaleira de gente humilde e trabalhadora, que não perde seu bom humor e esbanja simpatia e amizade, quer seja por visitantes ou turista que passam por aqui.
Dentre as muitas atividades turísticas Cultural que existem em nossa cidade podemos destacar O Festar  ( Festival de Teatro Amador )que já se encontra em sua XVIII Edição, projeto esse que envolve  a comunidade e alunos de nossa cidade, voltando nossos jovens a montagem de uma peça teatral com todos os seus elementos, além de ser um trabalho coletivo que desenvolve a noção de grupo, cooperação e respeito pelo outro, proporciona um mergulho no tema escolhido, que passa a ser desenvolvido em vários âmbitos e aspectos. Isto requer um trabalho 
de construção gradativo e persistente, que treina a força de vontade de cada um, formando uma personalidade voltada ao bem e a sociedade como um todo.

       
  
Com um passado glorioso e um futuro promissor, seu presente se destaca tanto pelas indústrias de costura , Laticínios, Ração, linguiças, Sorvetes Naturais etc..Na agricultura a plasticultura é o seu forte, sem falarmos na pecuária que também mantem uma posição de destaque .
Bares e restaurantes também são destaques em nossa pequena cidade, pois Bernardino de Campos possui restaurantes que levam seu nome e sua culinária a toda a região, trazendo dezenas de visitantes toda a semana para conhecer e saborear nossa  delícias.
Nos encontramos  muito próximos ao Rio Paranapanema um dos poucos rios que ainda não sofreu muitas agressões quer seja pela poluição ou desmatamento, tendo em sua maioria uma grande área de vegetação preservada, local onde se pratica a pesca esportiva do Tucunaré, Pacus, Lambaris etc...
Nossa parte da represa é formada por várias quedas e cachoeiras tornando uma região maravilhosa ao turismo de contemplação e ao turismo náutico.

               
   

No Turismo Religioso Bernardino de Campos mantem muito suas tradições religiosas, cultivando suas festas religiosas e procissões,  não perdendo a Fé, a essência, nem a motivação que une o Povo de todas as religiões, raças e credos.
No mês de Janeiro temos a tradicional Folia de Reis manifestação cultural religiosa festiva e classificada no Brasil, como folclore; praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo, no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos — que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do Prometido Messias (O Menino Jesus Cristo) — para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes. Este evento une o Bairro do Dourado a população da cidade onde são distribuídos mais de 2 mil refeições gratuitamente.
   

                              
Turismo Natural, Ecológico e Rural: atividades turísticas endógenas desenvolvidas no meio ambiente natural e humano, destacando-se o rio Paranapanema , já estamos dando os primeiros passos, temos 2 empreendimentos privados as margens da represa do Rio Paranapanema, oferecendo uma boa  infraestrutura  aos turistas, como piscinas, churrasqueiras, banheiros, área de banho, descida de barcos ,hospedagem,  pesqueiro e uma boa Lanchonete.

                    


Além de alguns sítios e chácaras que demostram interesse em ativar e a transformar sua atividade diária, como tirar leite, torrar café, uma simples  trilha em meio a mata ou um simples passeio a cavalo.
E por estarmos em uma região estratégica de pesca pois estamos as margens do Rio Paranapanema e próximos ao Rio Itararé, começamos a sinalizar nossos primeiros Turistas interessados em nossa região como atrativos de pesca Esportiva, e que estão em busca do famoso Tucunaré  Azul, presente somente em nossa região.
Sendo motivo de matéria  vinculada nas principais  Revista Pesca Esportiva de 2015 e Pesca e Cia de fev 2017 n 266, já  saímos na frente com Turistas de Londrina Pr, São Paulo capital, Sorocaba SP etc...

                       
   

Turismo de Negócios: Turismo de Negócios compreende o conjunto de atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social. Dentre as atividades econômicas do município, as que mais se destacam são a produção de ração e as indústrias de diversos segmentos como a corte e costura  e alimentícia.


Esportivo: compreende as atividades turísticas decorrentes da prática, envolvimento ou observação de modalidades esportivas em destaque para a s partidas de futebol realizadas pelo esporte clube Ferroviário o Popular Ferrinho e pelos Jovens da categoria fraldinha, infantil e juvenil  da Associação Atlética Bernardinense.


                  

Eventos: Bernardino de Campos  possui um calendário de eventos bastante atrativo que tem atraído muitos visitantes e assim viabilizando a cadeia produtiva do turismo.  Como exemplo, Festa do Peão, Festa das Nações, Festar Festival de Teatro Amador de Bernardino de Campos ( XIII Edição), Folia de Reis etc...


                     

Estamos engatinhando e dando nossos primeiros passos rumo ao futuro, mas coma certeza de que estamos no caminho certo, crescendo, aprimorando e aprendendo a fazer  turismo,a população  está feliz e entusiasmada  e com a ajuda do poder Público e Privado, unidos chegaremos a um Futuro promissor, com um turismo forte e sustentável para a nossa região.