1ª FORMAÇÃO DO CURRÍCULO PAULISTA É REALIZADA NO MUNICÍPIO

A Secretaria Municipal de Educação de Bernardino de Campos, com o apoio da Prefeitura Municipal e Undime - União dos Dirigentes Municipais de Educação, realizou no dia 14 de fevereiro, (sexta-feira) a 1ª Formação do Currículo Paulista, no Centro Educacional.

Homologado em 1º de agosto de 2019, o Currículo foi construído de forma colaborativa, envolvendo profissionais da Educação das redes municipais, estadual e privada de ensino, que contribuíram com saberes, procedimentos, reflexões e experiências a respeito da prática docente nos diferentes componentes curriculares. Além de trazer especificidades sociais, econômicas, regionais, culturais e históricas de cada o documento apresenta as competências e as habilidades essenciais do século 21, para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes. Alinhado à BNCC - Base Nacional Comum Curricular, seu principal pilar é a implementação do conceito de Educação Integral, a fim de garantir o desenvolvimento dos alunos em todas as suas dimensões, por meio de metodologias ativas para ressignificar as aprendizagens.

Formação

A formação para o Currículo Paulista teve início em 2019, com cerca de 350 profissionais, que serão os formadores para replicarem o conhecimento e as informações em suas respectivas unidades e tem uma previsão de 4 encontros formativos.

A 1ª Formação no município teve também a participação dos municípios de Ipaussu, Timburi, Óleo e Canitar, todos pertencentes ao Pólo da Undime da região de Ourinhos.

A Secretária Municipal de Educação Eunice Andrade, abriu o evento, agradecendo a presença de todos os professores. “É muito importante esse encontro, pois a educação precisa ser discutida, ter uma reflexão sobre sua prática. Esse encontro busca incentivar a formação dos Dirigentes Municipais de Educação para que, no desempenho de suas funções, contribuam decisivamente para a melhoria da educação pública, conforme objetivo da Undime,” ressalta Eunice parabenizando a Aneli Lopes pela realização de um encontro, fortalecendo cada vez mais a rede de ensino de Bernardino de Campos.

Aneli Cordoba Lopes Guerreiro, Assessora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Formadora do Programa Ler e Escrever, coordenou o encontro discutindo os temas: O Percurso Histórico do Currículo Paulista, Fundamentos Pedagógicos do Currículo Paulista, Competências Gerais e o Ensino Fundamental e Competências Gerais e a Educação Infantil.