SALA DE SITUAÇÃO MUNICIPAL - PLANO OPERACIONAL CONTRA ARBORVIROSE 21/22.

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu nessa quarta-feira (27) uma reunião para apresentar aos funcionários e a equipe intersetorial da administração o plano contra arbovirose.

A Enfermeira da Vigilância Epidemiológica Viviane apresentou as especificações sobre a dengue, notificações, sinais e sintomas da doença que podem ser confundidos com outras patologias e que, até o momento estávamos tendo um olhar e uma preocupação maior com o corona vírus, porém não podemos esquecer que, com o aumento das chuvas aumenta os riscos de dengue, doença em que não temos vacina e pode causar o óbito.

A Secretaria Municipal de Saúde Vânia ressaltou a importância da notificação para precaver uma epidemia. Por conta disso, neste ano foi criado um plano de contingência contra as arboviroses para mapear e identificar os casos. No plano há o trabalho de conscientização, vistorias específicas e leis sobre reciclagem, diálogos constantes com a comunidade, escolas, igrejas e secretarias e mutirões de limpeza, ampliando os cuidados e controlando as notificações de arbovirose.

O Supervisor do controle de vetores Neto explicou sobre os procedimentos realizados no raio de 150 metros, quando é notificado algum caso, também explicou o total de visitas realizadas aos imóveis e os mutirões.

Aproveitando o ensejo, também falou sobre as aparições de escorpiões e os casos notificados de picadas, somente em 2021 o município teve 43 casos de acidente com escorpião. Sendo assim a Secretaria de Saúde vem tendo como objetivo diagnosticar e monitorar para fazer o controle, pois esta época do ano é muito propícia para aparição de escorpiões.

No final a Secretária Vânia agradeceu a presença de todos e parabenizou a equipe da Vigilância Epidemiológica e Controle de Vetores, toda a equipe da saúde e ressaltou a importância dos agentes comunitários.