CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA SUA XI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

No dia 27 de julho o Conselho Municipal de Assistência Social, sob a presidência da senhora Cristina Papin, realizou no CRAS – Centro de Referência da Assistência Social de Bernardino de Campos, sua XI Conferência Municipal, com o tema: “Garantida de Direitos no Fortalecimento do SUAS – Sistema Único de Assistência Social”. O evento contou com ampla participação de representantes das entidades sociais AAMI, NOCCA, APAE, LAR DE MARIA, Secretaria da Saúde, Secretaria Agricultura, Secretaria de Cultura, Secretaria de Educação, Fundo Social de Solidariedade do Município, Conselho Tutelar e usuários da Assistência Social. A Secretária Municipal de Assistência Social Cibele Aquino de Oliveira no uso da palavra ressaltou a importância da Conferência diante dos resultados já alcançados e as metas almejadas para os próximos anos. A presidente do Conselho, agradeceu a participação de todos, e o empenho da equipe da Assistência e do CRAS na elaboração do evento. Houve também a apresentação da Coreografia Trevo Tu, do Grupo de Dança LAR DE MARIA orientado pelo Arte Educador Social Everton Vitor, que vem se apresentando em vários locais, e recebendo elogios. A Conferência contou com a presença da palestrante Maria Aparecida Finotti Oliveira, Assistente Social, que é mestre em Psicologia Social pela Unesp Assis e ainda trabalha no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) do município de Ourinhos SP. A palestra possibilitou aos participantes clareza para os debates nos quatro eixos que foram discutidos: 1 - A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; 2 - Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; 3 - Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais; 4 - A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais. No final da Conferencia, com as propostas para a política de assistência social, foram eleitos os delegados para representar o município na conferência regional. As Conferências de Assistência Social acontecem a cada dois anos, e são espaços amplos e democráticos de discussão e articulação coletivas, tendo como objetivo reunir governo e sociedade civil para debater e decidir as prioridades na política pública de assistência social para os próximos anos.