Fale com a Prefeitura Atendimento das 8:00 às 11:30h - 13:00 às 17:00h

Atendimento ao cidadão:

(14) 3346.8000

DE OUTUBRO ROSA, PARA NOVEMBRO AZUL - Campanha de Conscientização contra o Câncer de Próstata

De rosa para o azul

Começou a campanha Novembro Azul, que busca conscientizar a importância do combate ao câncer de próstata e de exames regulares para garantir um diagnóstico precoce.

O câncer de próstata é a doença que mais acomete o homem e a segunda causa de morte por câncer na população masculina, perdendo apenas para o câncer de pulmão. 

É importante ter o diagnóstico o quanto antes, mas nas fases iniciais o paciente não apresenta sintomas de câncer. Conforme a doença avança, o tumor cresce, ocasionando sangramento, obstrução do jato urinário e dor. Nos casos mais avançados da doença, as células malignas podem se espalhar pelo corpo, causando lesões nos ossos, pulmões e outros órgãos.

Em Bernardino de Campos, será realizado a Campanha Novembro Azul, sendo:
Dia 11/11 - sábado na USF Pérola do Planalto das 8 às 12 horas.
Dia 25/11 - sábado na USF Barra Funda e USF Jardim Brasil das 8 às 12 horas.

O exame de Antígeno Prostático Específico ou PSA será ofertado para todos  os homens com idade igual ou maior  que 40 anos.

Este exame é uma enzima (glicoproteína) com algumas características de marcador tumoral ideal, sendo utilizado para diagnóstico, monitorização e controle da evolução do carcinoma da próstata (ou câncer de próstata).
 

Não esquecer de levar o cartão SUS e o cartão do posto de saúde

bernardino-de-campos  bernardino-de-campos