PASSEATA CONTRA O ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Em apoio ao Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), por volta de 150 participantes, das entidades Lar de Maria, NOCCA, CCI, APAE, LAR SÃO VICENTE e Projeto Resgate do CRAS, participaram na tarde desta quarta-feira (24), da passeata na rua principal do centro em protesto aos atos de violência e abusos contra crianças e adolescentes.

O movimento foi organizado pela Assistente Social Ariádne de Almeida Cardoso e a psicóloga Natalia Sancevini de Campos. “Promover esta passeata junto a nossas crianças possibilita uma conscientização da população bernardinense em relação aos altos índices de abusos e exploração sexual que ainda estão em segredos por medo ou ameaça. Nenhuma criança merece ser violentada e não devemos permitir esta ação repugnante”, ressalta Ariádne, e ainda comenta que é muitos casos a possibilidade de denunciar os abusos são mínimos, principalmente pelo fato do agressor ser normalmente uma pessoa da própria família, o que inibe as denúncias.

Sobre o dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e a mobilização da Entidade Lar de Maria.

O Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual, 18 de maio, instituído pela Lei Federal nº 9970/00, mobiliza todo o país com o objetivo de promover atividades de conscientização para o enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil. A mobilização é articulada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, com o apoio do Governo Federal, Estadual, Municipal e de parceiros.

A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, em Vitória-ES, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda prescreveu impune.

No ano de 2014 a Entidade Lar de Maria com um projeto interno (feito pela Assistente Social Ariádine e pela psicóloga Natália) deu a iniciativa de começar a divulgar tal data e sua importância, em virtude do dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, foi apresentado às meninas ações que promovam a reflexão acerca da temática violência, formas de prevenção, identificação e denúncia.

Em parceria com outras entidades (NOCCA, APAE, LAR SÃO VICENTE DE PAULO e CRAS) promovemos uma caminhada pelas ruas da cidade com faixas, cartazes e flores amarelas (símbolo do dia) que serviu para conscientizar a população.

A cada ano o evento se torna maior, vindo atualmente a contar com o apoio da SMAS, e do CMDCA, temos mais atrações para apresentar atingindo assim um maior número de crianças e adolescentes, que são o foco da campanha.