Teatro/Circo SPLASH Uma Jornada Aquanáutica

O espetáculo teatral multimídia “Splash”, que estreou no dia 16 de Setembro em São Paulo, realizará uma única apresentação gratuita em Bernardino de Campos, no Ginásio de Esportes, no dia 10 de Março – Sábado -  e em outras cidades do Estado. A direção é do australiano Mark Bromilow, que foi diretor artístico do espetáculo “Varekai”, do Cirque du Soleil. O projeto conta com o patrocínio da CTG Brasil, através da Lei Rouanet.

Splash” é um espetáculo contemporâneo, combinando as linguagens de circo, teatro e dança, com diversos quadros cômicos, poéticos, ou mesmo eletrizantes, sobre a importância da água em nosso dia-a-dia. Esse show ao vivo para toda a família, com 55 minutos de duração, inova ao trazer para o palco incríveis acrobacias aéreas e de solo, parkour, números de dança e equilibrismo, misturados com projeções multimídia e música ao vivo, especialmente criada para o espetáculo pelo compositor e percussionista Manoel Trindade (filho de Vítor da Trindade). Natália Presser, que foi artista do espetáculo “Varekai”, assina as coreografias circenses.

No elenco, artistas de circo, teatro, dança e atletas do parkour proporcionam muita adrenalina e emoção para o espectador. O espetáculo é voltado para toda a família, a partir dos 6 anos.

O espetáculo foi indicado ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2018 na categoria de Melhor Espetáculo do Ano em Sustentabilidade.

Ricardo Maia, produtor-executivo do espetáculo, informa que a apresentação será gratuita. Os ingressos serão distribuídos com até 60 minutos de antecedência da sessão, na entrada do espaço, conforme disponibilidade local. A companhia foi a responsável por outros espetáculos de sucesso itinerantes como o “Chefs do Riso”, “Circo Eco Brasil” e “Reciclópolis”, que já trouxeram público superior a 50 mil pessoas, também combinando circo, teatro e dança.

Uma das grandes atrações desse projeto são as projeções multimídia que interagem com os artistas, criadas pelo artista plástico Achiles Luciano. Achiles realiza um “grafite digital” com o suporte de mesa digitalizadora - onde aplica os traços com uma caneta eletrônica - e um hardware por onde controla cores e outros efeitos. Essa combinação é projetada no palco, sobre os artistas  ou superfícies, numa explosão de cores e sensações.

O projeto é realizado pelo Instituto Paulo Kobayashi, uma OSCIP sem fins lucrativos, e pela Ricardo Maia Produções Artísticas.

Splash” conta com o patrocínio da CTG Brasil, co-patrocínio da rede de Supermercados Nagumo, apoio da Tilibra, Sakura, Ikesaki Cosméticos, Panco e Companhia do Polvo, e realização do Ministério da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura de Bernardino de Campos. A produção é do Instituto Paulo Kobayashi, Ricardo Maia Produções Artísticas e Menna Barreto Consultoria. O projeto é realizado com recursos do ProAC ICMS e da Lei Rouanet.

A diretora de Marca, Comunicação e Sustentabilidade da CTG Brasil, Salete da Hora, comenta o apoio da companhia ao projeto: “De maneira criativa e lúdica, ‘Splash’ contribui para sensibilizar o público sobre a importância da água, nosso principal insumo na geração de energia elétrica e fundamental para o planeta como um todo.”

Neste primeiro semestre, a empresa patrocina uma programação itinerante e gratuita de teatro e cinema, nas cidades vizinhas das hidrelétricas que opera no rio Paranapanema. “Promovemos essas ações de forma cada vez mais significativa e coordenada para o desenvolvimento social, ambiental e econômico, de modo a deixar uma contribuição positiva para as comunidades onde atuamos”, ressalta a diretora.