PREFEITURA MUNICIPAL DE BERNARDINO DE CAMPOS INAUGURA O CENTRO DE ATENDIMENTO A SAÚDE DA MULHER

Na manhã deste sábado (06), aconteceu em Bernardino de Campos a cerimônia de inauguração do Centro de Atendimento à Saúde da Mulher, em espaço anexo a Santa Casa.  O evento contou com a presença de munícipes, familiares da homenageada Many Valério da Silva e  autoridades, entre elas, o Presidente do Insaúde Nelson Alves de Lima, o Presidente da Câmara Rodrigo José Hilário Domiciano (Rato), Vereadora Marcela Aparecida de Andrade Fernandes, Vereador Jesus Jorge de Oliveira (Dui), Vereador Dorival Roberto Mansan (Val), Vereadora Eveline Calheiros da Silva (Kika Xen), Vereadora de Fartura Natalia Geraldo, Presidente da Câmara de Fartura Fernando Pituquinha, Secretários Municipais, Administrador da Santa Casa Aimar Ronqui, Dr. Gustavo Zacura, Dep. Estadual Ricardo Madalena, Vice-prefeito Adevanil Batista (Deva) e o Prefeito Wilson Garcia.

O centro de atendimento à saúde da mulher recebe o nome em homenagem a Many Valério da Silva.

Many Valério da Silva é natural do município de Salto Grande, nascida em 25/11/1969, filha de Jair Valério da Silva e Betty Gomes Valério da Silva. Veio residir em Bernardino ainda pequena onde seu pai era Sargento da Polícia. Aqui cresceu, estudou, se casou com Airton Braz Trombeli e juntos tiveram um filho Airton Tiago Trombeli. Exerceu suas atividades profissionais por 23 anos no Setor de Vigilância Sanitária da Saúde do município. Em julho de 2019 aos 49 anos de idade começou a sentir dores em região coluna lombar, a partir daí começa sua luta por um diagnóstico correto, passando por vários profissionais, medicamentos, internações, exames laboratoriais e por imagem, e as dores só aumentavam. Após 8 meses de luta, foi diagnosticada com câncer com metástase em vários pontos do corpo devido a um câncer de mama não diagnosticado precocemente. Em março de 2020 Many foi encaminhada ao hospital Amaral Carvalho já bastante debilitada pois a doença já estava bastante avançada, não resistindo, faleceu aos 50 anos de idade no dia 22 de março de 2020. Many não fazia os exames preventivos e era uma mulher com fortes chances de desenvolver câncer de mama, devido a seu estilo de vida e por ter casos de câncer de mama na família, inclusive de sua mãe.