SAÚDE INTENSIFICA AÇÕES DE CAMPANHA DA DENGUE NO MUNICÍPIO

SAÚDE INTENSIFICA AÇÕES DE CAMPANHA DA DENGUE NO MUNICÍPIO

A Secretaria de Saúde de Bernardino de Campos, por meio da Vigilância Epidemiológica e Controle de Vetores com a apoio da Prefeitura Municipal, vem realizando as ações em vários pontos da cidade.

Trata-se de um conjunto de ações estratégicas, providências técnicas e práticas coordenadas para o enfrentamento das arboviroses (dengue, zika, chikungunya), iniciado em janeiro. 

Com a estação do verão e do período de chuvas, o risco de transmissão dessas doenças cresce, por isso a secretaria está investindo em ações estratégicas para evitar uma nova epidemia de dengue na cidade, pois já há um caso de suspeita de dengue no município. 

 

Um dos principais pontos do plano, que chega para sistematizar as ações, é a intersetorialidade, uma vez que as ações previstas envolvem diversas áreas da administração pública.

 

De acordo com Neto Cardoso Supervisor de Controle e Vetores, os trabalhos envolvem manutenção e limpeza de áreas públicas, campanha informativa, monitoramento do Aedes por meio de empresa especializada, mutirão de recolhimento de inservíveis, vistoria de imóveis, nebulização, monitoramento da infestação de Aedes aegypti e assistência à saúde, entre outras ações estratégicas, muitas delas já adotadas pela Prefeitura. Além das ações de prevenção, Neto Cardoso destacou a necessidade do apoio da população: “Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance, mas só conseguiremos acabar com o mosquito se cada munícipe contribuir verificando e eliminando possíveis focos de dengue em suas casas e limpando seus terrenos”, frisou.                                                   

 

Para a secretária de Saúde do Município “A ação busca engajar a sociedade civil, municípios e organizações públicas e privadas em atividades focadas em controlar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. O setor de Vigilância Epidemiológica e Controle de Vetores com o apoio da Prefeitura Municipal, vem realizando um excelente trabalho em vários  pontos de proliferação.”, ressalta Vania Maranho, parabenizando a equipe de Controle de vetores, destacando a organização dos pneus inservíveis, potencial risco para criadouros, que estavam no almoxarifado para terem o destino correto para Reciclanip. E por fim, agradece tambem a participação dos Agentes Comunitários de Saúde que foram fundamentais nas ações.

 

bernardino-de-campos  bernardino-de-campos