.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta-feira das 08h00  às 17h00.

Secretaria de Meio Ambiente

Denápole Augusto Félix

Secretário(a)

Endereço: Av. da Saudade, 125, Centro

Horário de Funcionamento: 08h00 às 11h30 e 13h00 às 17h00

E-mail: meioambiente@bernardinodecampos.sp.gov.br

Telefone:

(14) 3346-8087

Celular:

(14) 9969-86686

Unidades pertencentes

SECRETARIA DE AGROPECUÁRIA E MEIO AMBIENTE – SAMA

 

A SAMA tem a função, de orientar e auxiliar os proprietários rurais, principalmente os pequenos agricultores, a produzirem para o próprio sustento ou para a comercialização de seus produtos.

Na área Agrícola e Ambiental, conseguiu desenvolver trabalhos, como no Assentamento do Banco da Terra, Bairro Dourado, através da distribuição de cartilhas com orientações referentes a resíduos sólidos, manejo do solo, biodiversidade, melhor uso da energia elétrica, meio ambiente e boas práticas agrícolas.

A secretaria tem desenvolvido planos de trabalho para favorecer os produtores rurais e a população urbana de Bernardino de Campos. Várias análises de solo, com recolhimento de amostras, orientação no manejo de solo, recomendação de adubação, recomendação de defensivos agrícolas, consultoria de valores com menores preços de defensivos, locação de curvas de nível, a criação de plano de desenvolvimento de agricultura sustentável e recuperação de processos erosivos através de reflorestamento de áreas degradas.

Junto a APAE e NOCCA desenvolveu-se o projeto de Horta Terapêutica, visando a inclusão social, ondem fazem o plantio das mudas e manutenção do local com ajuda do (cuidador) da horta e através de visitas semanais de pessoal técnico auxiliando alunos e professores. Os resultados obtidos com os atendidos têm sido muito satisfatório e visíveis, com melhoria na qualidade de vida e integração com a sociedade, melhorando a qualidade de alimentação dos próprios alunos das instituições, incentivando-os à produção orgânica de alimentos em casa, com familiares.

Especificamente, na área Ambiental, através da assessoria da empresa parceira Cardeal Consultoria Ambiental Ltda, presta excelentes serviços, como no Programa Município Verde Azul – PMVA 2018, onde conquistou a pontuação 74,19, obtendo a 78ª colocação em 545 municípios participantes, com uma evolução de 783% em relação aos anos anteriores, sendo ainda o 4º colocado na Macro Região da Bacia Hidrográfica 14, que conta com 33 municípios, que define a eficiência da Gestão Ambiental em relação ao Município Verde Azul.

Projetos e Programas, desenvolvidos pela secretaria, através de parcerias:

TROCA DE ÓLEO DE COZINHA

DESCARTES DE LAMPADAS, PILHAS E BATERIAS

DESCATES DE PNEUS

PROJETO RECICLAGEM

PROJETO DE COMPOSTAGEM

Implantação do CONDEMA – Conselho de Defesa do Meio Ambiente

Inventário Florístico Urbano

Inventário Faunístico

PILOTO DE FLORESTA URBANA

Programa “DE OLHO NAS NASCENTES” e monitoramento de APP - Área de Preservação Permanente envolvendo processos erosivos e a biodiversidade local

Criação e Entrega de Informativos ambientais para a população rural:

Levantamento de informações junto aos órgãos municipais para posterior Inserção em relatórios para PMVA

Assessoria em todas as ações do programa.

Álbum da Secretaria

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
UFM - 2024

R$ 3,53

.
.

Prefeitura Municipal de Bernardino de Campos - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.