Fale com a Prefeitura Atendimento das 8:00 às 11:30h - 13:00 às 17:00h

Atendimento ao cidadão:

(14) 3346.8000

AÇÃO JOVEM, PROJETO RESGATE, LAR DE MARIA E FUNDAÇÃO CASA REALIZAM AÇÕES NO MÊS MARÇO

AÇÃO JOVEM, PROJETO RESGATE, LAR DE MARIA E FUNDAÇÃO CASA REALIZAM AÇÕES NO MÊS MARÇO

Crianças e Adolescentes do Programa Ação Jovem, Projeto Resgate, Lar de Maria e Fundação Casa realizaram através do CRAS – Centro de Referência da Assistencial Social, com o apoio da Secretaria de Assistência Social e Prefeitura Municipal de Bernardino de Campos ações no mês de março, voltado ao público infantil, adulto e melhor idade. A ação envolveu mais 30 adolescentes que participam do Programa Ação Jovem, 20 meninas do Lar de Maria, 10 crianças do Programa Resgate e 18 Adolescente da Fundação Casa de Iaras. O principal objetivo da ação coordenado pela psicóloga Simone Teruel coordenadora do Programa Ação Jovem e do arte educador social Everton Vitor foi promover educação para valores às crianças e adolescentes, discutir o papel da mulher na sociedade, conscientizando sobre a importância da figura humana com o intuito de diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher e por fim possibilitar alegria e prazer no ambiente de trabalho através da data comemorativa do circo e do teatro.
Foram realizadas 04 ações no mês: a ação externa com distribuição de lembranças a mais de 150 mulheres do funcionalismo público e melhor idade; ação interna com apresentação teatral do grupo da casa, na reunião do programa Geração de Renda; ação interna com apresentação teatral dos adolescentes para interação e debates sobre valores humanos com os adolescentes do Programa Ação Jovem; ação externa na Prefeitura Municipal com as meninas do Lar de Maria; ação interna para as meninas do Lar de Maria, com apresentação e interação da Fundação Casa com o grupo de teatro Cia A4 de Bernardino de Campos.

DIA DA MULHER 08 DE MARÇO: AÇÃO EXTERNA EM COMEMORAÇÃO A VALORIZAÇÃO DO SER HUMANO

 “Toda mulher leva um sorriso no rosto e mil segredos no coração” com esta frase de Clarisse Lispector os Adolescentes do Programa Ação Jovem homenagearam as mulheres do projeto Oficina da Memória da Psicóloga Simone Teruel Navarro, as mulheres Assistência Social, Prefeitura Municipal, Secretaria da Educação, Biblioteca, Secretaria da Saúde e PSFs, Secretaria da Cultura, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Conselho Tutelar. Trabalho este realizador pela equipe CRAS que foi monitorado pelo Arte Educador Social Everton Vitor e pela Coordenadora do Ação Jovem Simone Teruel através do apoio Prefeitura Municipal e Secretaria de Assistência Social.

AÇÃO INTERNA EM COMEMORAÇÃO A VALORIZAÇÃO DO SER HUMANO

Todas as quintas feiras são realizadas encontros com as famílias atendidas pelo CRAS. No dia 22 de março as 19h30, mais de 50 famílias do Renda Cidadã, programa de transferência de renda do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo atender famílias em situação de vulnerabilidade e pobreza, assistiram ao espetáculo do Grupo de Teatral Cia A4.
A Cia apresentou o espetáculo CENA: AGORA JÁ É TARDE? Que retrata a vida de duas amigas que se reencontram na melhor idade, depois de muito anos, para reviver histórias de suas vidas. Em meio a tantas conversas aguardam um telefonema, antes que seja tarde. O espetáculo tem a direção de Rafaela Solé que também atua com Isabela Melo. Logo após a assistente social Elizabeth Santos e a psicóloga Simone Teruel realizaram uma conversa sobre a temática proposta no espetáculo.

AÇÃO INTERATIVA DA ETICA/ EDUCAÇÃO PARA VALORES

No dia 23 de março, o arte educador social Everton Vitor promoveu uma ação interativa para discussão e debate da Ética/Educação para Valores entre os adolescente do Programa Ação Jovem com os adolescentes da Fundação Casa Três Rios e Casa Rio Novo.
A Fundação Casa Três Rios compareceu com 09 adolescentes do Modulo 03, que cumpre medida socioeducativa e que fazem oficinas de teatro oferecidas pela Ong GADA – Grupo de Amparo aos Doentes de AIDS de São Jose do Rio Preto, onde apresentaram o espetáculo O AUTO DE TODO MUNDO E NINGUEM. O espetáculo é inspirado no auto de Lusitânia e Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente, classificando-se como uma fantasia alegórica. Esta comédia permeia pelos tempos englobando questões humanísticas.
Arte Educador Everton Vitor do GADA no final relatou aos adolescentes a proposta trabalhada, “este processo possibilitou não somente a análise do texto representado pela primeira vez em 1532, sim a releitura e intertextualidade da obra com o processo de improvisação e dramatização planejada e colagem de textos Os próprios adolescente trabalharam na adaptação do auto da Moralidade, O AUTO DA BARCA DO INFERNO, e no processo de dramatização da Musica NA FÉ DE JÓ de Efêsio”, finaliza agradecendo a equipe da fundação e do GADA por poder possibilitar ações transformadoras na vida do adolescente.
Após o espetáculo a secretária de assistência social Cibele Aquino abriu o debate junto a coordenadora e psicóloga do Ação Jovem Simone Teruel, sobre a importância da educação para ética e os valores. Os adolescentes relataram sobre a importância e valorização do vínculo materno, comovendo os adolescentes não só pela belíssima apresentação teatral e sim pela maturidade aos doar suas experiências de vidas para os adolescentes do programa Ação Jovem.
A Rio Novo levou com público 04 adolescentes, que agradeceram a oportunidade em participar desta ação interativa entre Fundação Casa e Ação Jovem.
No final todos os adolescentes se interagiram e tomaram um lanche.

AÇÃO EXTERNA ALEGRIA DAS MENINAS DO LAR DE MARIA
O mundo não será feliz a não ser quando todos os homens tiverem alma de artista, isto é, quando todos tirarem prazer do seu trabalho. Auguste Rodin
No dia 27 de março dia do Teatro e do Circo, as meninas do Lar De Maria Bernardino de Campos, e as crianças do Projeto Resgate e Programa Ação Jovem realizaram uma visita na Prefeitura Municipal com o intuito de levar carinho, afeto e a alegria, para os funcionários. A ação é uma realização do CRAS coordenado pela Cristina Papin, com o apoio da Secretaria da Assistência Social através da secretária Cibele Aquino e Prefeitura Municipal com o prefeito em exercício Wilson Garcia, junto a parceria com o Lar de Maria.

DIA DO CIRCO E DO TEATRO MARCA AÇÃO INTERATIVA DA ETICA/ EDUCAÇÃO PARA VALORES

O GADA tem como principal objetivo contribuir na construção humana e social dos adolescentes atendidos pela Fundação CASA, pela prática da experimentação artística, sensibilização estética e percepção crítica nas diferentes dimensões do ser humano, através de oficinas de arte-educação na modalidade: Teatro. Sendo assim, para encerrar o mês foi convidado pelo arte educador Everton Vitor, o Casa Madre II, para apresentar o espetáculo teatro ESOPO E SUAS FABULAS.
O evento realizado 27 de março dia mundial do teatro e dia nacional do circo, foi abrilhantado com a reapresentação do espetáculo Cena AGORA JÁ É TARDE da Cia Teatral A4 e a apresentação teatral do espetáculo ESOPO E SUAS FABULO, onde 09 adolescentes da Fundação Casa Madre II, emocionaram a plateia com sua atuação e comprometimento com a atuação em um espetáculo direcionado para o público infantil.
“ESOPO E SUAS FABULAS foi um planejamento voltado para discussão de análise do comportamento humano em seus valores Moraes. Embora seja um espetáculo de fabulas brandas, envolvendo animais personificados, a proposta é a criação de um espetáculo que resgate as fabulas com o intuito de promover a educação moral dos adolescentes e da plateia.”, ressalta Everton Vitor ao público.
No final evento contou com a interação de 20 meninas do Lar de Maria, 30 adolescentes do Programa Ação Jovem e 10 alunos da turma de teatro do município de Bernardino de Campos.

O CRAS  coordenado pela Cristina Papin, com agradece imensamente a sua equipe Cras: Giseli Aiolfi Guimaraes, Onilia Bittencourt, Andreia Martins, Simone Teruel Navarro, Elizabeth, Lorena e Ester Carriel. Ao apoio da Secretaria da Assistência Social através da secretária Cibele Aquino e Prefeitura Municipal com o prefeito em exercício Wilson Garcia. As meninas do Lar entre elas Alcione Damiati e Sandra Regina. A CIA A4 de Bernardino de Campos SP. Aos adolescente do Programa Ação Jovem. Agradecemos a DRS - Divisão Regional Sudoeste Fundação Casa, ao GADA, a Fundação Casa Três Rios, Rio Novo e Madre Tereza de Calcutá II com seus respectivos diretores, coordenadores pedagógicos, toda sua equipe de segurança e referências pedagógicas por mais ações transformadora na educação das crianças e adolescentes.

 

 

bernardino-de-campos  bernardino-de-campos