Fale com a Prefeitura Atendimento das 8:00 às 11:30h - 13:00 às 17:00h

Atendimento ao cidadão:

(14) 3346.8000

SECRETARIA DE SAÚDE INICIA A CAMPANHA FIQUE SABENDO

SECRETARIA DE SAÚDE INICIA A CAMPANHA FIQUE SABENDO

O dia 01 de dezembro é conhecido como o dia Mundial de combate a AIDS, em virtude deste dia, e aderindo a campanha do Fique Sabendo 2017, nosso município estará disponibilizando à população a realização de Testes Rápido para diagnostico do HIV e da Sífilis, que são consideradas como ISTs ( Infecções sexualmente transmissíveis).
     O HIV é uma doença causada por um vírus que destrói as células de defesa do nosso organismo, ficando assim a pessoa portadora do vírus muito mais suscetível a todas as doenças. Ainda não existe cura para o HIV, porem hoje em dia o tratamento com medicações proporcionam uma vida normal ao portador, nisso a importância do diagnóstico e tratamento precoce.
      A Sífilis que também é uma IST, é causada por uma bactéria, a infeção pela sífilis pode causar na fase inicial feridas nos órgãos genitais, que geralmente, não causam dor ou incomodo, porem ao longo prazo se não for tratada, pode acarretar complicações serias como cardiopatias e doenças neurológicas. A sífilis também pode ser transmitida durante a gestação para o bebê e causar mal formações fetais e até o aborto. A sífilis tem cura, seu tratamento é realizado com o antibiótico penicilina. No entanto quando mais rápido o diagnóstico mais eficaz é o tratamento.
     Vale ainda, deixar claro que não só essas duas doenças sexualmente transmissíveis, como várias outras, podem ser evitadas com a pratica do sexo seguro com o uso de preservativos.
      Os testes disponibilizados durante a campanha são realizados gratuitamente por profissionais treinados, são gratuitos e sigilosos. Previna-se!! ".

 

 

bernardino-de-campos  bernardino-de-campos