É REALIZADA A 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BERNARDINO DE CAMPOS

A Secretaria Municipal de Educação realizou na quinta (03) e sexta-feira (04) a 1º Conferência Municipal de Educação com o tema “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira” no Anfiteatro da EMEF “Dr. Antônio Carlos de Abreu Sodré”.

A Conferência Nacional de Educação – CONAE é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. Os objetivos da IV CONAE são:

I – Avaliar a implementação do PNE - Plano Nacional de Educação, com destaque especifico ao cumprimento das metas e das estratégias intermediárias, sem prescindir de uma análise global do plano;

II – Avaliar a implementação dos planos estaduais, distrital e municipais de educação, os avanços e desafios para as políticas públicas educacionais;

III – Conclamar a sociedade brasileira para a elaboração e aprovação do novo PNE 2024-2034.

Esta etapa, em âmbito municipal, é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação de Bernardino de Campos e busca articular esta com as demais etapas.

A Etapa Municipal possui objetivos próprios relacionados ao Plano Municipal de Educação, mas deve apresentar propostas que serão encaminhadas para a Etapa Nacional, respeitadas as etapas regionais e estaduais, que subsidiarão a avaliação do Plano Nacional de Educação vigente, bem como a elaboração e aprovação do novo PNE 2024- 2034.

A programação do evento foi repleta de palestras, discussões e apresentações culturais visando o tema “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”. Na quinta-feira a Cia Evoarte apresentou a peça teatral “Letras e Silêncio”, com a dramaturgia e atuação por Everton Vitor e direção por Maria Angélica Castanho, já na sexta-feira o espetáculo foi por conta dos alunos da EMEF Prof. Miguel Arnaldo Tosta e EMEF Dr. Antônio Carlos de Abreu Sodré, os “poetas mirins” leram diversas poesias encantando a todos os presentes.

A conferência contou com a participação da Secretária Municipal de Educação Aneli Lopes, da Mestre em Educação Maridalva Bertacini, dos Especialistas em Educação Oliver Lima e Ednéia Evangelista, do Prefeito, Vice-Prefeito e Secretários Municipais e também de professores e funcionários da educação.

bernardino-de-campos  bernardino-de-campos