SAÚDE – NOVO MODELO DE FINANCIAMENTO DA APS É DISCUTIDO EM BERNARDINO DE CAMPOS

Na ultima sexta-feira (31), a Secretaria Municipal de Saúde de Bernardino de Campos, promoveu um encontro com seus funcionários Conselheiros da Saúde, para discutir a proposta do Novo Financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS).
O Ministério da Saúde implantará a nova proposta de financiamento a partir de janeiro de 2020 e, com isso, a forma de distribuição de recursos destinados à Atenção Básica será modificada. O novo modelo propõe que a distribuição seja feita de acordo com o número de pessoas cadastradas e os indicadores de produtividade das equipes de saúde visando, dessa forma, aumentar a cobertura da APS em áreas mais vulneráveis e incentivar melhores resultados por meio de ações de promoção e prevenção em saúde da família.
A Secretária Municipal de Saúde Vânia Maranho, abriu o encontro agradecendo a participação de todos os servidores, ressaltando a importância da discussão para troca de experienciais. De acordo com a secretária, “os municípios devem se preparar para este novo modelo de financiamento. A proposta é trazer mais recursos para a Atenção Primária, vinculado à maior eficiência da gestão. E possibilitar esse diálogo para melhorar o nosso trabalho, é de grande valia para nossa população” afirma Vânia, parabenizando sua equipe pelo empenho e por fim, agradecendo ao Prefeito Odilon pelo apoio a saúde de Bernardino de Campos.
A Diretora de Saúde de Paraguaçu Paulista, Cristiane Bomfim de Lima Gomes, integrante da diretoria do COSEMS – Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo “Dr. Sebastião de Moraes”, elucidou, esclareceu dúvidas sobre a proposta do Novo Financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), e parabenizou a gestão de saúde do município. “A Saúde de Bernardino de Campos bateu todos os recordes, pois 93% da população do município é vinculada a atenção básica cadastrada, com 26 % de vulnerabilidade, com três unidades, dados esses apresentados pelo Painel de Apoio a Gestão. Parabéns Vânia a todos os profissionais.” ressalta Cristiane Bomfim.